Imagem capa - Projeto fotográfico retrata o empoderamento negro e a resistência contra o racismo por wallace sandro da silva coelho
Ensaios

Projeto fotográfico retrata o empoderamento negro e a resistência contra o racismo

O Projeto Eminência Negra idealizado pelo fotógrafo Sandro Coelho, surgiu da necessidade de criar e registrar imagens de um público pouco visível que necessita de um retrato de empoderamento que acabam com estereótipos negros. O ensaio enfatiza a necessidade de se colocar pessoas negras como protagonistas para que o preconceito seja combatido em todas as áreas da sociedade.






Projeto Eminência Negra - Foto: Sandro Coelho



Em pleno século 21, é inaceitável que ainda tenhamos que lutar contra coisas absurdas como o racismo e é importante sim que sejam necessárias campanhas como ensaios fotográficos, ações no teatro, na publicidade ou no cinema para que o pensamento das pessoas mude de alguma forma, mesmo que inconscientemente.Ações como estas se fazem necessárias no cenário em que vivemos aonde pessoas negras viram estatísticas diariamente, pois no meio de um processo de empoderamento, aprendemos que a luta muitas vezes deixa de ser singular e passa a ser coletiva, em prol de todos.  

Falando nisso, você sabe o que significa o termo empoderamento? Este termo tem sido muito utilizado hoje em dia entre alguns grupos que realizam diversas lutas sociais e é utilizado para denominar um processo no qual a pessoa se conscientiza e “se dá conta do seu poder”. Sentir-se empoderado é também reconhecer-se enquanto sujeit@ social, polític@, autor@ da sua própria história e capaz de lutar por direitos que não são somente os seus e sim o dos seus semelhantes. Campanhas como esta possibilitam que os negros compreendam melhor certos fenômenos sociais e que possam colocar a boca no mundo para dizer que estamos juntos nessa luta, que é por respeito e espaço. 



No Brasil, as causas do racismo podem ser associadas, principalmente, à longa escravização de povos de origem africana e a tardia abolição da escravidão, que foi feita de maneira irresponsável, pois não se preocupou em inserir os escravos libertos na educação e no mercado de trabalho, resultando em um sistema de marginalização que perpetua até hoje.

Sentir-se empoderad@, transcende o campo estético, empoderar é inspirar e mostrar que as nossas características físicas não devem ser uma limitação para chegar onde queremos e que podemos SIM ocupar qualquer espaço. É dizer pra uma negra que está com a autoestima fragilizada o quanto ela é linda, é enxergar e respeitar a beleza que existe na diversidade dos nossos tons de pele, tipos de cabelo e formas do corpo. É Inspirar pessoas e mostrar que cuidar dos nossos também é empoderar.

As imagens foram capturadas em nosso estúdio localizado na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Piedade, onde foram fotografados atores, atrizes e aspirantes a modelo.









Para maiores informações sobre o nosso trabalho e para acompanhar todo o processo do ensaio fotográfico que será lançado, sigam nossas redes sociais.